sexta-feira, 17 de abril de 2009

Traçando a melhor rota para a viagem...Reflexões de Produção - Parcerias.


O espetáculo estréia daqui exatos 04 meses...

Hoje estou mais para produtora do que diretora, :)

Passei o dia com a cabeça pensando em formas de viabilizar o espetáculo, e sonhando com sua continuidade. Estou traçando duas alternativas para sua produção: captação direta e FUNCULTURA.


Preciso levantar recursos para custear a montagem do espetáculo (material de cenário, figurino, maquiagem, adereços, e outros...) e do material de divulgação.



Viabilizar a produção do material gráfico é tão importante quanto viabilizar os demais materiais, mesmo não sendo uma temporada comercial.

É através dele que conseguimos retribuir os apoiadores; registrar o trabalho para efeito de comprovação junto ao Sated dos atores e equipe técnica; alcançar maior público; divulgar as atividades; melhorar sua network e conseguir mais "moral" para montagens futuras.

Funcultura, ou Fundo de Cultura da Bahia, é uma inciativa do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura Estadual, para realização de projetos culturais. A seleção é feita por editais públicos como os da FUNCEB, por exemplo, ou por inscrição de projetos em "demanda espontânea"; categoria na qual eu irei inscrever a montagem de Pluft. Explico mais sobre o Funcultura, quando for falar sobre o projeto.

Então, o outro caminho para a captação de recursos, que vamos adotar é a captação direta. Aí entra uma das figuras mais importantes na viabilização do espetáculo, o Parceiro.

No semestre passado, na minha montagem de pré-formatura, eu organizei um circuito teatral, com o meu espetáculo e os dos colegas. Eram 06 espetáculos, em teatros diversos da cidade, com oficinas e debates. Foi bacana, com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia para a confecção do material grafico.

O material era muito bom. Tinhamos cartazes, panfletos, convites tipo postal e livretos coloridos de 12 páginas em papel couchê. Um sonho para qualquer aluno de 6º semestre. Nem eu acreditei.

Com essa "belezura" de material gráfico, para poder oferecer retorno aos apoiadores, só no meu espetáculo, eu tinha 14 apoiadores, sendo; restaurantes, academias, video-locadoras, massoterapia, figurinos, refletores, lavanderia, material de construção, coquetel e lanche para o camarim.

Graças a este apoio maravilhoso, foi possível oferecer conforto aos atores e equipe, e viabilizar a montagem; com o recebimento de produtos e serviços que foram cedidos. Obrigado aos meus parceiros. Sempre!

Hoje, pensando em formas de viabilizar a montagem de Pluft, eu me pego novamente pensando em meus parceiros e nos que virão. Vejo a lista imensa de pendências para a montagem (e que vai aumentar muito, pois ainda não chegaram os desenhos de cenário e figurino) e tento identificar as empresas e serviços para futura parceria.

E penso também em formas de oferecer contrapartidas aos meus parceiros. Já tenho planos para viabilizar o material gráfico (possivelmente mais simples que o do Curto-Circuito), já temos o blog, teremos um site (ser webdesign e publicitária ajuda muito nessa hora,rs), mailing (sem spam chato, é claro, rs) e venho pensando em algumas outras ações.

Você tem alguma idéia? Então divide comigo!!

Amanhã eu começo a escrever o projeto para o Fundo de Cultura. Uma proposta de apoio pequena, para aumentar nossas chances de aprovação. Custeando apenas o material de montagem, divulgação e algum... o termo nem seria cachê... algum, "carinho" para a equipe.

Bom, é isso. Deixa eu parar de "devaneio" e voltar ao trabalho...


Grande Abraço.


Susan Kalik

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Tripulação, bem vinda à Bordo!

Olá queridos,

Nossa equipe de trabalho ainda está sendo montada.

Tenho refletido muito sobre este processo de agregar pessoas. E tem sido muito bonito perceber quantas pessoas podermos ter conosco, nestas horas de muito trabalho e nenhum cachê.

Eu sou mais do que grata à esta equipe de guerreiros, que vai pensar, criar e ensaiar esta montagem, nos próximos três ou quatro meses.

Pessoas amadas, que deixarão seus filhos, maridos e esposas, namorados e namoradas, feriados, baladas, novelas. Irão doar seu tempo, seus pensamentos, seus corpos, vozes, rostos... Seus trocados, gastos no ônibus e naquele pacote de biscoito solitário do final de ensaio... Seu tempo de coçar o umbigo, em frente à televisão... Em pró de fazer mais um espetáculo teatral.

Pegar um texto. Servir um espetáculo. É como diz o saco de pão: "Servir bem, para servir sempre".

Bom, é como eu sempre digo à todos que trabalham comigo: "Divirta-se".


"Seja muito bem vindo à Tripulação.
Esse é o nosso navio.
O navio do Capitão Bonança Arco-Íris.
Aonde vamos "navegar, navegar, navegar"


ELENCO

Pluft.....CAIO MUNIZ
Mãe Fantasma......ANGELA REIS
Maribel......SUNNY MELLO
Tio Gerúndio.....RICARDO FARIAH
Perna de Pau.....SERGIO TELLES
Sebastião......FRANCISCO XAVIER
Julião.....HAYALDO COPQUE
João.....LUIZ GUIMARÃES

EQUIPE ARTÍSTICA/TÉCNICA


direção......SUSAN KALIK
assitência de direção......ISIS BARRETO
orientação de montagem.......DANIEL MARQUES
orientação de montagem.......ROBERTO LÚCIO
cenografia......SERGIO TELLES
iluminação......LUIZ GUIMARÃES
figurino e maquiagem.......RENATA CARDOSO
composição musical......LUCIANO BAHIA
preparação corporal......DIANA RAMOS
direção de animação/vídeo......SUSAN KALIK
operação de luz......DANILO
operação de som.......MARIANA DAMÁZIO
operação de vídeo......ISIS BARRETO


Faltam outras pessoas, mas ainda estamos confirmando a participação. Então, vou atualizando.


Muito obrigado à todos vocês.


Grande Abraço.


Susan Kalik
diretora e produtora
Pluft, o fantasminha.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pluft, o fantasminha estréia em Agosto no Teatro Martin Gonçalves-UFBA


E que se abra o baú de tesouros do Capitão Bonaça!!

Com estréia prevista para o dia 20 de Agosto, no Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA, no Canela, Pluft, o fantasminha, este presente que Maria Clara Machado dedicou à nossa infância, será meu espetáculo de formatura e conclusão do curso de Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral.

Essa caminhada apaixonante teve início em 1997, quando conheci o Teatro de Maria Clara, com D. Bolândina e seus bolos para Senhor Sapatinho em Maroquinhas Fru-Fru, (eu interpretava um dos guardas da praça, rs) ... e seguiu por outras obras da autora, até eu "perder a cabeça" completamente com Plut, o fantasminha (onde interpretei a Mãe Fantasma).

Pluft foi um encontro arrebatador, com seu medo de gente, seus pastéis de vento, os marinheiros, os fantasmas, o crescer...

Montar este espetáculo na formatura, não foi uma escolha das mais fáceis. Tentei fazer disso uma escolha, e achei melhor montar um "espetáculo-adulto-cabeção". Acho até que isso se parece mais comigo, sou muito mais Apólo que Dionísio... Encontrei um texto "cabeção", pensei encenação, pensei elenco, e quando ia fechar essa escolha, eu vi que não tinha escolha.

Por mais que alguns ainda digam: "Montar um infantil em uma formatura de Direção Teatral?!" Eu respondo: "Sim. Eu não tenho medo de Fantasmas!" (Yes we can!)

E como diz um dos meus orientadores, (eu tenho dois, é "guarda-conjulgada"): "Maria Clara, é Ésquilo!" - Daniel Marques.

Bom, é isso aí.

Eu não tenho muito jeito para escrever subjetivamente, sempre fui melhor em "tópicos" do que em "discorrer sobre". A idéia desse blog foi da minha fiel escudeira e assistente de direção Isis Barreto. Achamos que seria bacana fazer este baú do Tio Gerúndio, com tudo que fomos fazendo existir com nossa "brincagem" de Pluft. Mas vou tentar aparecer "de quando em quando" e refletir um pouco sobre os ensaios, idéias de montagem, equipe, processos, e o que mais...

Aproveito, como produtora, para dizer que este espetáculo teatral está aberto à novos parceiros, rs. Então se você tem uma empresa, uma escola, uma caderneta de poupança ou mesmo um porquinho de moedas e quiser contribuir para a cultura e pesquisa em artes cênicas, seja bem vindo!

Esta é uma montagem de formatura, com ingressos GRATUITOS, e sem patrocinador. Então, dá uma forcinha, poxa :)

Levantar velas!
Carregar punhos aos papa-figas!
Afrouxar a bujarrona!
Guenta a guinada!
Então vamos!!
Que medo... Que coragem!




Grande Abraço,

Susan Kalik
diretora e produtora
Pluft, o fantasminha.