sexta-feira, 17 de abril de 2009

Traçando a melhor rota para a viagem...Reflexões de Produção - Parcerias.


O espetáculo estréia daqui exatos 04 meses...

Hoje estou mais para produtora do que diretora, :)

Passei o dia com a cabeça pensando em formas de viabilizar o espetáculo, e sonhando com sua continuidade. Estou traçando duas alternativas para sua produção: captação direta e FUNCULTURA.


Preciso levantar recursos para custear a montagem do espetáculo (material de cenário, figurino, maquiagem, adereços, e outros...) e do material de divulgação.



Viabilizar a produção do material gráfico é tão importante quanto viabilizar os demais materiais, mesmo não sendo uma temporada comercial.

É através dele que conseguimos retribuir os apoiadores; registrar o trabalho para efeito de comprovação junto ao Sated dos atores e equipe técnica; alcançar maior público; divulgar as atividades; melhorar sua network e conseguir mais "moral" para montagens futuras.

Funcultura, ou Fundo de Cultura da Bahia, é uma inciativa do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura Estadual, para realização de projetos culturais. A seleção é feita por editais públicos como os da FUNCEB, por exemplo, ou por inscrição de projetos em "demanda espontânea"; categoria na qual eu irei inscrever a montagem de Pluft. Explico mais sobre o Funcultura, quando for falar sobre o projeto.

Então, o outro caminho para a captação de recursos, que vamos adotar é a captação direta. Aí entra uma das figuras mais importantes na viabilização do espetáculo, o Parceiro.

No semestre passado, na minha montagem de pré-formatura, eu organizei um circuito teatral, com o meu espetáculo e os dos colegas. Eram 06 espetáculos, em teatros diversos da cidade, com oficinas e debates. Foi bacana, com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia para a confecção do material grafico.

O material era muito bom. Tinhamos cartazes, panfletos, convites tipo postal e livretos coloridos de 12 páginas em papel couchê. Um sonho para qualquer aluno de 6º semestre. Nem eu acreditei.

Com essa "belezura" de material gráfico, para poder oferecer retorno aos apoiadores, só no meu espetáculo, eu tinha 14 apoiadores, sendo; restaurantes, academias, video-locadoras, massoterapia, figurinos, refletores, lavanderia, material de construção, coquetel e lanche para o camarim.

Graças a este apoio maravilhoso, foi possível oferecer conforto aos atores e equipe, e viabilizar a montagem; com o recebimento de produtos e serviços que foram cedidos. Obrigado aos meus parceiros. Sempre!

Hoje, pensando em formas de viabilizar a montagem de Pluft, eu me pego novamente pensando em meus parceiros e nos que virão. Vejo a lista imensa de pendências para a montagem (e que vai aumentar muito, pois ainda não chegaram os desenhos de cenário e figurino) e tento identificar as empresas e serviços para futura parceria.

E penso também em formas de oferecer contrapartidas aos meus parceiros. Já tenho planos para viabilizar o material gráfico (possivelmente mais simples que o do Curto-Circuito), já temos o blog, teremos um site (ser webdesign e publicitária ajuda muito nessa hora,rs), mailing (sem spam chato, é claro, rs) e venho pensando em algumas outras ações.

Você tem alguma idéia? Então divide comigo!!

Amanhã eu começo a escrever o projeto para o Fundo de Cultura. Uma proposta de apoio pequena, para aumentar nossas chances de aprovação. Custeando apenas o material de montagem, divulgação e algum... o termo nem seria cachê... algum, "carinho" para a equipe.

Bom, é isso. Deixa eu parar de "devaneio" e voltar ao trabalho...


Grande Abraço.


Susan Kalik

Um comentário:

  1. Susan!
    Podemos pensar em alguma parceria com a CASA VIA MAGIA. Posso tentar intermediar isto.
    eStou trabalhando na produção da Casa.
    Abraços
    KADU FRAGOSO

    ResponderExcluir