quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pluft, o fantasminha estréia em Agosto no Teatro Martin Gonçalves-UFBA


E que se abra o baú de tesouros do Capitão Bonaça!!

Com estréia prevista para o dia 20 de Agosto, no Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA, no Canela, Pluft, o fantasminha, este presente que Maria Clara Machado dedicou à nossa infância, será meu espetáculo de formatura e conclusão do curso de Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral.

Essa caminhada apaixonante teve início em 1997, quando conheci o Teatro de Maria Clara, com D. Bolândina e seus bolos para Senhor Sapatinho em Maroquinhas Fru-Fru, (eu interpretava um dos guardas da praça, rs) ... e seguiu por outras obras da autora, até eu "perder a cabeça" completamente com Plut, o fantasminha (onde interpretei a Mãe Fantasma).

Pluft foi um encontro arrebatador, com seu medo de gente, seus pastéis de vento, os marinheiros, os fantasmas, o crescer...

Montar este espetáculo na formatura, não foi uma escolha das mais fáceis. Tentei fazer disso uma escolha, e achei melhor montar um "espetáculo-adulto-cabeção". Acho até que isso se parece mais comigo, sou muito mais Apólo que Dionísio... Encontrei um texto "cabeção", pensei encenação, pensei elenco, e quando ia fechar essa escolha, eu vi que não tinha escolha.

Por mais que alguns ainda digam: "Montar um infantil em uma formatura de Direção Teatral?!" Eu respondo: "Sim. Eu não tenho medo de Fantasmas!" (Yes we can!)

E como diz um dos meus orientadores, (eu tenho dois, é "guarda-conjulgada"): "Maria Clara, é Ésquilo!" - Daniel Marques.

Bom, é isso aí.

Eu não tenho muito jeito para escrever subjetivamente, sempre fui melhor em "tópicos" do que em "discorrer sobre". A idéia desse blog foi da minha fiel escudeira e assistente de direção Isis Barreto. Achamos que seria bacana fazer este baú do Tio Gerúndio, com tudo que fomos fazendo existir com nossa "brincagem" de Pluft. Mas vou tentar aparecer "de quando em quando" e refletir um pouco sobre os ensaios, idéias de montagem, equipe, processos, e o que mais...

Aproveito, como produtora, para dizer que este espetáculo teatral está aberto à novos parceiros, rs. Então se você tem uma empresa, uma escola, uma caderneta de poupança ou mesmo um porquinho de moedas e quiser contribuir para a cultura e pesquisa em artes cênicas, seja bem vindo!

Esta é uma montagem de formatura, com ingressos GRATUITOS, e sem patrocinador. Então, dá uma forcinha, poxa :)

Levantar velas!
Carregar punhos aos papa-figas!
Afrouxar a bujarrona!
Guenta a guinada!
Então vamos!!
Que medo... Que coragem!




Grande Abraço,

Susan Kalik
diretora e produtora
Pluft, o fantasminha.







4 comentários:

  1. E que esse espetáculo tenha o sabor de infância, sabor de pastéis de vento. Que seja um reencontro do público com a criança que ainda existe em cada um, e que está guardadinha no baú de boas memórias. Sucesso, Susan. Muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. SU MINHA VÉIA !!!
    TÔ MUITO HONRADA E ORGULHOSA DE FAZER PARTE DESSA EQUIPE !
    TAMOS AÍ, E QUALQUER TEMPESTADE VAI VIRAR CHUVISCO PERTO DA NOSSA TRIPULAÇÃO PORRETA !!!
    UHUUUUUUUUUU !!!
    BOM TRABALHO E MERDA PRA NÓS !!!

    ResponderExcluir
  3. Massa!

    Idéia Massa e Galera ídem... (Hayaldo, Sergio, etc).

    Boa Sorte meninos e Meninas. Boa sorte Kalik!!


    Pra Falar Comigo Rapido (chega em meu Celular - Gratis): http://www.isecretaria.net/Ednei

    Ate+, EDNEI

    ResponderExcluir